Uma tendência forte promete tomar as ruas do país no carnaval em 2019. Além das fantasias, muita gente está se preparando para viver um carnaval bem mais amigo do meio ambiente.
Glitter biodegradável, copos reutilizáveis e até confete ecológico estão entre as propostas para um carnaval sustentável. Empresários e ambientalistas apostam em inovações para uma folia mais consciente.
Glitter biodegradável
Já há alguns anos que o glitter- ou purpurina - vem ganhando a fama de vilão. Amado por muitos, o pozinho é feito de plástico e não se degrada no meio ambiente com facilidade. Alguns especialistas alertam que apesar de parecer inofensivo, o glitter pode afetar a vida marinha caso seja ingerido por animais ou se acumule em corais e outras formações.
Pensando nisso, algumas empresas produzem glitter que pode ser usado sem peso na consciência. A marca Glitra é uma das que aposta desde 2018 nessa mudança de postura dos foliões.
Fã de carnaval, Maíra Inae, teve a ideia do glitter biodegradável em uma viagem ao festival Burning Man, que tem uma proposta sustentável e onde o uso do glitter é proibido: "Voltei para o Brasil, comecei a pesquisar alternativas e vi que existiam algumas opções de purpurina biodegradável, mas elas não brilhavam muito. Para ser ecológico e sustentável, tinha que abrir mão do brilho".
A Pura Color Beauty é uma marca de produtos de beleza sustentáveis, caracterizados pela cor e brilho.