Há quem produza glitter biodegradável, como a Pura, para fazer um Carnaval mais natural

 

Mal começa janeiro e as atenções se voltam ao grande primeiro evento do ano, o Carnaval. Todo ano a festa se repete praticamente igual mas, aos poucos, têm surgido iniciativas que propõem uma maneira mais consciente de encarar a folia (e, de quebra, a vida). Pensando em oferecer alternativas que gerem menos impacto ambiental na brincadeira, a Pura BioGlitter, marca carioca de glitter biodegradável, é um destes exemplos. Criado por Frances Sansão, 28, no ano passado, o pequeno negócio terá este ano tem seu primeiro grande Carnaval. As expectativas são as melhores possíveis: o estoque não tem durado mais que um dia.

Fã de muito brilho, ela viu a luzinha do alerta da consciência ecológica acender quando o irmão, biólogo, lhe explicou sobre os males do acúmulo de microplásticos (usados em cremes esfoliantes, roupas sintéticas etc.) nos oceanos, onde são ingeridos por animais marinhos, que morrem intoxicados. É difícil pensar que pequenas ações tenham um impacto tão grande, e ela fala de seu espanto:

“Eu usava purpurina para caramba, saía de casa besuntada, ainda que não fosse Carnaval. Fiquei chocada ao saber o mal que fazia ao meio ambiente. Não tinha ideia desse impacto”

Depois da conversa com o irmão e de ler algumas reportagens que falavam especificamente do glitter, a coisa mudou. “Pensei: purpurina também é plástico, deve ser nocivo também. Alguém precisa fazer alguma coisa”. E esse alguém, no caso, foi ela mesma. Sem delegar a tarefa para terceiros, a arquiteta começou a pesquisar, via internet, as alternativas disponíveis.

À época, encontrou opções disponíveis apenas fora do país e, por isso, começou a desenvolver um produto próprio. O interesse pelo mundo do glitter orgânico coincidiu com uma fase de descontentamento com a carreira de arquiteta. Enquanto se dedicava a projetos freelancer desde que largou o emprego em outubro de 2016, começou a fazer as pesquisas para o produto. O desenvolvimento levou cerca quatro meses.

TENTANDO FAZER GLITTER NA COZINHA… ATÉ DAR CERTO

Os testes eram feitos em casa com receitas caseiras com sal, açúcar, materiais para brilho e corantes alimentícios naturais. Simpatizante da cozinha vegana, ela juntou a expertise no preparo de uma gelatina à base de algas em pó. Deu certo, mas ainda não brilhava. Até que, finalmente, o elemento que faltava para fechar a receita apareceu: uma rocha brilhante e atóxica trouxe o efeito que faltava às receitas. Isso era quase carnaval de 2017. No início de fevereiro, Frances postou uma foto no Instagram com sua criação e, diz, a procura começou instantaneamente.

Sobre a loja

A Pura Color Beauty é uma marca de produtos de beleza sustentáveis, caracterizados pela cor e brilho.

Social
Pague com
  • Pix
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

Pura Color Beauty - CNPJ: 31.445.826/0001-98 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail